Fiz esta toada, pra ti, Maranhão!

Passado o carnaval e as águas de março fechando o verão, pousei em Slz, isso mesmo, São Luís do Maranhão. Fui também na esperança de encontrar/conhecer uma amiga que de longe compartilha sua vida e sua grosseria comigo, mas não foi dessa vez.
Como eu queria conhecer essa cidade! O Nordeste tem isso de ser um berço cultural a cada esquina. Cheio de beleza, de sotaque, de vontade de não ir embora.  

Novamente meu grupo pra escola foi formado por desconhecidos, enquanto o do estado conseguiu juntar toda gente boa em um hotel. Seria essa a melhor semana? 
As novas escolas em tempo integral do Maranhão me fizeram ter uma visão diferente da educação, talvez do mundo. A minha escola foi uma escola periférica localizada em um dos bairros mais perigosos da cidade, isso deveria ser uma desculpa para o conformismo? Não para quem tem sonhos.  Ter acesso a um ensino de qualidade é um direito que deveria ser prioridade. Ver esperança no ensino público de qualidade e acompanhar a quantidade de gente boa com vontade de fazer a diferença  me faz crer em um futuro melhor.

Lembra que falei sobre chorar? Meu Deus, era só o inicio. Sai da escola com fama de chorona( e Rapunzel) e pra quem me conhece, há de se espantar. Mas eu chorei de orgulho! Chorei por cada palavra de esperança que ouvi de jovens que poderiam já ter desistido há muito tempo, mas estavam ali esfregando na nossa cara que a nossa força maior vem de dentro.  Foi lá que eu vi na prática o discurso do vídeo que assisti repetidas vezes e me emocionei, mas ainda era longe da minha realidade (não deixe de assistir). Lá eu pude sentir de perto o medo, as dificuldades, a maldade que ameaça cedo, mas no meio disso senti também a fé e a vontade de ser mais do que mais um jovem nas estatísticas. Porque quem vem da minha terra resistência é profissão.

É, São Luís, também trouxe comigo daí os sonhos dos seus jovens de sorriso largo e abraço forte. Trouxe nas cartinhas, nos cartazes, nas diversas fotos que fizeram questão de tirar comigo. Trouxe também a esperança de receber boas notícias em breve, junto com guaraná Jesus hahahaha. Tive também uma equipe muito boa, que soube deixar o recado que recebemos a missão de levar e ainda fiz de alguns deles amigos que também passei a admirar.

Ah, quase ia me esquecendo de falar da minha trupe de viagem e de todas as noites que comemos pizza com sorvetinho (piadas internas).  Mas o lado b da viagem eu conto em outro texto.

São Luís, com toda certeza, nos vemos em breve!

P.S. na página inicial tem o link para a página do Gerando Falcões, uma oportunidade de conhecer esse lindo projeto.

Xoxo :*



Comentários

  1. Esse conto em outro texto é tão esperado que vc nem imagina. Anciosa pelo próximo.

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda! A gente se vê já já, um dia. *não sou grossa*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas