Feliz dia?


Olá! Sentiram minha falta?
Não precisam responder, rs :)

Ontem foi dia das Professoras e Professores e, como é comum, as redes sociais estavam cheias de mensagens bonitinhas e textos de pais que criticam os professores, estudantes que não os respeitam e profissionais que precisam o tempo todo reafirmar sua luta na esperança de pleitear melhorias -óbvio que também tinham mensagens sinceras, mas não pretendo suavizar o texto-. Acho que nenhum outro profissional tem um dia para ser exaltado tanto quanto o professor né? Pena que não sai do virtual.
 Com efeito, eu recebi algumas poucas mensagens de felicitações, de ex alunos, de colegas de profissão, de outras pessoinhas atenciosas, e alguns questionamentos se eu era professora. Às vezes tenho a impressão que as pessoas falam com cuidado que alguém é professor com o risco de parecer uma ofensa, e foi aí que eu lembrei desse texto que escrevi há alguns anos, provavelmente em um momento de revolta, e achei pertinente compartilhá-lo com vocês, caros leitores sazonais. 

Eu não quero desmerecer nenhuma profissão, só não quero piedade da minha.
Sou formada em licenciatura e desde que escolhi esse curso que ouço coisas do tipo "nossa, tu é tão inteligente, poderia fazer outra coisa", "pra ser professor tem que ter o dom", "professor ganha muito pouco", "essa tua nota aí dava pra entrar em engenharia", "porque tu não aproveita tuas disciplinas e muda pra engenharia"... 

A gente vive em um país ridiculamente desigual e que se atreve a falar em meritocracia. Há os que militam contra esse conceito, mas o que somos além do reflexo de uma sociedade iludida e com padrões meritocratas? Percebo na minha roda de amigos quando alguém diz cursar medicina, engenharia, que os olhares são de orgulho, de admiração "você é muito inteligente", "tem que estudar muito"... E eu por acaso sou burra ou estudei pouco pra ser professora? Contraditório não? 
Eu sou fruto da escola pública! A escola pública com falta de professores, com péssima estrutura, com greves, mas também com professores que me enxergaram. No meio da confusão eu tive curiosidade, eu quis saber mais de um mundo que me era apresentado de forma limitada "você só pode até aqui", eu me atrevi a conhecer, e os professores foram meu heróis. Até hoje não precisei de grandes médicos, engenheiros, dentistas, arquitetos, meu exemplos são grandes professores.
Quando eu falo que sou professora eu consigo enxergar a decepção de quem perguntou e consigo imaginar o que a pessoa pensou:"mas que bosta", mas não é o que ela me diz. 
Esse pensamento vem sempre mascarado de uma resposta como: "ser professor é muito difícil, mas é uma profissão tão bonita", "nossa, tem que ter um dom", quando não vem um "Deus me livre" e não, ninguém quer escutar aqueles clichês de dia dos professores: "a profissão que forma todas as outras profissões e blá blá blá".
Ser professora é muito difícil sim! E é muito importante sim! E é muito bonito sim! Mas sabemos que não é isso que as pessoas realmente pensam.
Eu quero sim incentivar cada vez mais as pessoas a serem professores! Eu tive muitas dúvidas durante minha trajetória e tive muito mais gente me incentivando a desistir do que a continuar. Mas eu não sou professora porque sou menos inteligente ou porque não consegui passar em engenharia (essa é uma falácia recorrente) e quem me conhece sabe disso. Eu não preciso me auto promover, mas teria respaldo se quisesse. O que quero dizer é que sou professora porque EU QUERO. Porque todas minhas decisões me trouxeram até aqui e eu não me arrependo de nenhuma delas. E que não quero que ninguém sinta pena, desmereça, ou finja que acha linda minha profissão. Quando alguém diz que quer ser como eu, eu fico me perguntando o porquê, e talvez seja porque eu tenho algo que os inspira, e pode ser que não tenha nada a ver com matemática. Toda vez que eu recebo uma mensagem, um abraço, um sorriso de um ex aluno, eu sinto a doçura da profissão que está além dos quadros e dos livros. E não! Não é obrigação do professor ser o pai, a mãe, o psicólogo, o médico do estudante. A gente precisa parar de atribuir responsabilidades pra quem já tem de mais. A professora, o professor são seres humanos que podem ou não serem sensíveis ao outro, mas isso fala sobre a pessoa, nem sempre sobre o profissional. Enquanto os professores forem inspiração para seus alunos, eles também vão querer ser professores e, um dia, nós seremos os novos médicos e engenheiros, talvez com elogios mais sinceros. 
Eu poderia ser o que eu quisesse, assim como todo mundo também pode, mas me tornei professora. E não nasci com "um dom" e nem aprendi nos meus cinco anos de graduação. Não existe formula mágica, eu precisei ir a luta pra saber como é. Então não adianta julgar uma realidade que não é sua, ou julgue, continue sentindo pena, dizendo que não vale a pena e mandando fulano estudar mais pra fazer um curso melhor. 
A desvalorização torna o nosso trabalho muito mais difícil e quase sempre desmotivador, mas todas as vezes que eu entro em uma sala de aula eu procuro as Jessicas que precisam ser percebidas, e é por elas que eu vou sempre tentar dar o meu melhor. 


Até!

Comentários

Postagens mais visitadas